Cirurgias oncológicas

São variadas as formas de cirurgias para o tratamento do câncer. Existe uma específica para cada caso.

A Remoção do Tumor, que é indicada como cirurgia curativa ou cirurgia primária é o tipo mais comum.

Ela faz a remoção do tumor canceroso e também do tecido ao seu redor.

É um tipo de cirurgia pode ser combinada com quimioterapia ou radioterapia, que são tratamentos realizados antes ou após a cirurgia. A endoscopia e cirurgia laparoscópica também podem ser realizadas.

Cirurgia Diagnóstica:

Para quase todos os tipos de câncer, a biópsia se faz necessária para a realização de um diagnóstico preciso.

Biópsias incisionais necessitam de um cirurgião especialista para realizar o corte e remover todo o tumor (biópsia excisional), ou um por algumas vezes, o pedaço do mesmo (biópsia incisional).

Vale lembrar que nem todas as biópsias são cirúrgicas.

Existe a biópsia de aspiração, onde as células são removidas com uma agulha fina inserida diretamente no tumor. Na sequência, estas células são examinadas sob um microscópio para detectar os sinais de câncer. Quando se realiza uma endoscopia com biópsia, o médico utiliza um endoscópio (um tubo fino e flexível) para ver todas as áreas anormais e retirar pequenas amostras de tecido usando uma pinça. Uma pequena incisão pode ser necessária para visualizar o abdome ou região do peito onde se utiliza um endoscópio chamado laparoscópico.

Após a biópsia, um patologista (médico especializado na interpretação de exames laboratoriais e avaliação de células, tecidos e órgãos) examina o tecido e fornece um relatório de patológico ao seu médico, que então faz o diagnóstico.

cirurgia oncológica pélvica
cirurgia oncológica pélvica

Contato

(21) 2267-5384 (21) 99246-4696
contato@rodrigootavio.com.br
Rua Visconde de Pirajá, 351 - salas 617/617 . Ipanema - Rio de Janeiro